.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

DIGA SIM A CASTRAÇÃO DE CÃES PET


Este mês tive algumas notícias muito tristes que chegaram a fazer eu pensar em desistir. 
Por mais que  você  selecione e tente acompanhar nunca conseguirá estar presente o tempo  todo  nem adivinhar o q passa na mente de algumas pessoas. Já deixei de fazer muitas vendas por achar q a pessoa não iria cuidar mas já tive experiências ruins. Já peguei muitos cães de volta por motivos variados. Na grande maioria das vezes o tutor me procurou com desculpas do tipo 
"Ele rasgou meu sofa" 
"Ele estragou o jardim " 
"Descobri que dá muito trabalho " 
"A ração está muito cara"
Confesso que fico um pouco triste pois tudo isso é explicado antes da compra mas não os condeno pois pelo menos não abandonaram, maltrataram ou como já tive o desprazer de ver num plantão pediram pra sacrificar porque não tinham tempo (obviamente me recusei e comuniquei ao administrador  da clínica).
Ao me devolverem tenho a chance de procurar um bom lar ou eu mesma cuidar. 

Já usaram um laranja pra comprar um cão meu que descobri em seguida na mão de um cachorreiro ao qual havia negado a venda.
Nestes 17 anos de criação cada problema q encontrei procurei contornar da melhor forma possivel. 
Meu contrato de venda foi crescendo e se aprimorando a medida que descobria brechas que deixavam o animal desprotegido de malucos. 

Talvez para aqueles que estão iniciando neste mundo seja difícil dimensionar o quão difícil é controlar todos os cães que vende e compreender a importância do que estou tentando explicar.

Quando anunciei que passaria a entregar meus filhotes castrados fui aplaudida por alguns mas condenada por outros. 

Fui questionada por nem todos os meus cães terem feito exames de DNA. Concordo que a ciência avançou muito e que pode nos auxiliar na prevenção de várias doenças hereditárias. Por que então não gasto meu dinheiro fazendo exames ao invés de gastar com castração? 
Não sou contra em nenhum momento a realização dos testes. Tenho intenção de aos poucos ir testando todos pois são exames caros e não disponho de uma quantia que permita fazer todos juntos.
Mas achar que a castração é menos importante eu discordo. 
Ao conhecer a linhagem de seus cães consegue -se ter uma boa noção de se um cruzamento pode ou não ser realizado. Um estudo genealógico permite que você preveja muitas coisas 
Mas talvez isso seja trabalhoso demais e é mais fácil não estudar e pagar a um laboratório pra testar e pronto. 

Aí eu questiono. 
Que adianta ter mil exames comprovando a saúde do seu cão e entrega-lo sem castrar para q saia cruzando com qualquer outro que o proprietário ache simpático (mesmo que não sejam da mesma raça) ? 
Até que ponto um contrato super bem elaborado te dará garantia que esse animal não será explorado ou cruzado indevidamente ? 

Seleção genética e extremamente importante sim mas a castração de cães pet deveria ser obrigatória.
Enquanto os criadores que se dizem cinofilos sérios não se unirem cada vez mais haverão cachorreiros explorando seus cães e alimentando um comércio cruel e uma fábrica de tortura.

A castração pediátrica no macho pode ser feita a partir dos 2 meses e das fêmeas aos 4 meses. Entregar um filhote aos 4 meses já com todas as vacinas e castrado a meu ver demonstra amor por esses cães e acima de tudo é sinônimo de responsabilidade!! 

Fica aqui a minha opinião  e um apelo aos criadores. Animal não é brinquedo e reprodução é algo muito sério. Não venda animais sem castrar. Juntos podemos acabar com o comércio de aberrações e com a exploração desumana de muitos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário