.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

REFLEXÕES DE UMA CINÓFILA


Fico observando calada as discussões e comentários feitos na internet por alguns criadores. É interessante como todos se tornam expert em cinofilia quando estão por trás da tela de um computador.
Pessoas que começaram ontem mas já se acham cinófilos experiente e donos da verdade, e sentem no direito de ofender e oprimir aqueles que vem em busca de informação. Acho isso lamentável.
Muito se fala na preservação da raça A ou B ou C mas poucos realmente eu vejo tomando atitudes concretas que visem seu melhoramento e sua preservação.
Não quero citar raças e nem nomes pois acho desnecessário. Aqueles aos quais me refiro saberão do que estou falando.

Vamos começar citando as chamadas cruzas caseiras. Um pessoa vai e compra um filhotinho lindo. O filhote cresce e essa pessoa acha que cachorro é humano e precisa namorar então arruma um(a) companheiro(a) para ter bebezinhos em casa. É claro que essa pessoa sempre vai dizer que não tem nenhum interesse comercial, isso é coisa de canis que exploram cachorros, a cachorrinha dela  vai ter só uma ninhadinha para que ela possa ter uma filhotinha da sua amada cachorrinha e pra cadelinha satisfazer seu prazer pessoal de ser mãe. Logicamente que essa pessoa não tem nenhum conhecimento nem da raça que possui e muito menos de genética ou comportamento animal ou não falaria tal atrocidades.

Vamos voltar agora aos tais cinófilos e defensores da raça.
Será que não seria mais fácil vender os cães já devidamente castrados ao invés de ficar depois reclamando que as pessoas não castram e cruzam sem critério?

Vejo criadores andando de nariz em pé,  colocando seus cães em pista, e ainda clamando aos quatro ventos as qualidades e a superioridade de seu canil e vendendo cães com olhos azuis, com cores não aceitas pelos padrões, com doenças genéticas, etc e achando isso totalmente normal. Pra mim o nome disso é DESONESTIDADE e HIPOCRISIA

Se um cão por algum motivo nasce com algum problema ele deverá ser CASTRADO e DOADO! Isso se chama ÉTICA  e PROFISSIONALISMO.

Se todos os criadores que se consideram sérios e auto denominam cinófilos entregarem todos os seus filhotes castrados não haverão tantos cruzamentos indesejados, tantos canis "fundiquintal" e nem tanta gente procurando namorado(a) pro seu pet.




Nenhum comentário:

Postar um comentário