.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO - PARTE 1

Ansiedade de separação é o conjunto de comportamentos exibidos por cães quando são deixados sós e constitui um problema comportamental bastante comum mas que pode levar a consequências bastante negativas. Este tipo de comportamento é resultante do estresse gerado pela separação da pessoa a qual o animal se encontra mais ligado afetivamente.

O comportamento de apego é essencial para a sobrevivência de animais sociais. A socialização de um cão tem início ainda no período de amamentação com sua mãe e seus irmãos e eventualmente com outras espécies as quais tiver contato (ex. seres humanos, gatos, aves, etc). O período de sociabilização determina o tipo de relação social que um animal estabelecerá, bem como os processos de comunicação, coordenação, hierarquia e o tipo de relação que terá com seu proprietário. É muito importante que haja um relação de total confiança entre o cão e o proprietário mas tb é essencial que não exista uma dependencia exacerbada do animal com relação ao proprietário.

Muitos cães podem sentir quando seu proprietário está para sair de casa e ficam ansiosos até mesmo antes de sua saída. Enquanto o proprietário se prepara para sair, o cão apresenta sinais de:
  • aumento de atividade, choramingar, ganir, solicitar atenção, pular e seguir o proprietário onde quer que ele vá, tremer ou até mesmo fica agressivo quando o proprietário tenta partir; neste caso a agressão por dominância deve ser pesquisada;
  • depressão, fica parado, deitado sem se mexer quando o proprietário chama ou tenta tirá-lo do lugar.
Após a saída do proprietário (cujo tempo pode variar de poucos segundos até algumas horas) , os cães:
  • ficam agitados, ganindo, uivando incessantemente, arranhando portas e destruindo objetos
  • urinam e defecam em lugares inapropriados (por ex. atrás da porta de saída, na cama do proprietário, no sofá, etc)
  • ficam deprimidos, não se alimentam nem ingerem água, o que pode ser muito preocupante se o proprietário precisar se ausentar por um tempo longo
  • tem crises nervosas, taquicardia (aumento da frequencia do coração), sialorreia (ficam babando), tremores, vômito, diarréia, dispneia (dificuldade para respirar) e por vezes chegam ao extremo de se auto-mutilarem (arrancando os proprios pêlos por exemplo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário