.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO - PARTE 2


Para que se possa estabelecer um tratamento eficaz é necessário antes de tudo que haja uma compreensão do proprietário do processo cognitivo do cão. É primordial que se compreenda quais comportamentos são inerentes do cão e quais foram adquiridas com convívio familiar.
Antes de tudo é preciso que o proprietário entenda o que significa reforço positivo e reforço negativo. Toda vez que seu animalzinho fizer algo desagradável (como ficar uivando e roendo o móvel por exemplo) e o proprietário pegá-lo no colo para que ele pare, isto indicará um reforço positivo para a atitude desagradável pois para o cão estar no colo do proprietário é um premio e não uma punição. Um adestrador de cães é o profissional mais indicado para garantir que o tratamento seja efetuado de forma correta e eficaz.
Os métodos para tratar ansiedade de separação incluem: modificação da relação entre proprietário e seu animal de estimação, exercício físico, treino para obediência, modificação dos estímulos antecedentes e conseqüentes, prevenção e medicamentos ansiolíticos. No caso de necessidade de qualquer medicamento é imprescindível que haja acompanhamento de um veterinário.
O sucesso do manejo da ansiedade de separação inclui ensinar o cão a tolerar a ausência do proprietário e corrigir os problemas associados a destruir, vocalizar, e eliminar fezes e urina em locais inadequados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário