.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

quarta-feira, 26 de maio de 2010

ANTINFLAMATÓRIOS


De acordo com a classificação farmacológica podemos citar dois grupos de antinflamatórios: os antinflamatórios não esteroidais (AINEs) e os antinflamatórios esteroidais (corcoticosteróides)
Ambos os tipos são muito utilizados tanto para humanos quanto para animais. Contudo deve-se ter muito cuidado antes de usá-los indiscriminadamente.

Os AINEs tem ação antinflamatória e analgésica mas muitos remédios que são amplamente usados em humanos são muito perigosos (mesmo em doses bem pequenas) para animais.
Um exemplo bastante comum é o uso de Acetominofen (conhecidos com os nomes de Paracemol, Tylenol, Dôrico, etc ) como analgésico ou antitérmico. O acetominofen é tóxico para cães e pode ser letal para gatos.

O estômago dos cães tem uma mucosa muito mais sensível que a nossa. Uma dose que poderia ser usada sem riscos numa pessoa pode ser muito perigosa e lesionar a mucosa estomacal ocasionando gastrites e até ulceras.

Ai vem a pergunta: o que fazer se meu animalzinho estiver com febre ou com dor?
O mais sensato a fazer é PROCURAR UM VETERINARIO. O vet vai ser capaz de examinar o seu amiguinho e saber exatamente qual o remédio mais adequado e qual a dose segura. SE você realmente ama seu cão (ou gato) consulte sempre um vet antes de medicá-lo, seu filhote vai te agradecer!

Um comentário:

  1. Bem lembrado Márcia. Vale ainda falar de um remédio bastante usado recentemente chamado Nimesulid (Nimesulida)que mesmo em humanos apresenta altos índices de reações gástricas. Sem esquecer dos clássicos Diclofenacos (Cataflan e Voltaren) que são contra indicados em cães e amplamente usados em pessoas. Muito cuidado.
    Cláudio Barretto

    ResponderExcluir