.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

segunda-feira, 3 de maio de 2010

LEISHMUNE



A Leishmune (laboratório FortDodge) é a primeiraa vacina mundial a ser lançada contra a Leishmaniose visceral canina.
A vacinação pode ter inicio a partir dos quatros meses de idade. Cães adultos também podem e devem ser vacinados, e devem seguir o mesmo protocolo sugerido para filhotes.

O protocolo completo de vacinação é composto de 3 doses, com um intervalo de 21 dias entre as aplicações. A revacinação deve ser feita um ano após a ultima dose e repetida anualmente (01 dose por ano). O cão é considerado protegido 21 dias após ter cumprido todo o protocolo de vacinação.

A Leishmaniose Visceral Canina é uma doença grave, de curso lento e crônico, de difícil diagnóstico e fácil transmissão. É ocasionada por um protozoário do gênero Leishmania.


Os sintomas da Leishmaniose canina são bastante variados, sendo comum o aparecimentos de lesões de pele acompanhadas de descamação e regiões ulceradas, alopecia (perda de pêlo), lesões oculares , atrofia muscular e, em alguns casos, crescimento exagerado das unhas. Em estágios avançados da doença há comprometimento hepático, renal e esplênico (baço), podendo levar o animal a morte. Todavia muitos animais podem permacer assintomáticos por muito tempo.


(canino portador da leishmaniose em estagio avançado da doença)

A Leishmaniose visceral é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida para os seres humanos. Os testes são feitos periodicamente pelas prefeituras e os animais positivos são sacrificados como medida de prevenção da propagação da doença.

A vacinação é uma excelente forma de prevenção, já que a doença é transmitida por um mosquito (flebótomo)!

Procure o seu veterinário para maiores informações

fonte: www.leishmune.com.br

Um comentário:

  1. Decepçao total com essa vacina..vacinei meu labrador e mesmo assim adoeceu.O vterinario nao me avisou que a coleira com deltametrina era vital e tive que sacrificar meu peludo....

    ResponderExcluir