.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

domingo, 16 de maio de 2010

DERMATOFITOSES



A dermatofitose, também conhecida como "tinha", é uma doença de pele provocada por fungos pertencentes a três gêneros: Microsporum, Thricophyton e Epidermophyton.

A dermatofitose é uma doença que ocorre no mundo inteiro. Acomete com freqüência seres humanos e diversas espécies animais , especialmente felinos. Animais jovens ou imunossuprimidos são mais susceptíveis do que animais adultos.

Os fungos dermatófitos posseum enzimas que atuam sobre a queratina presente no pêlo e nas unhas, destruindo-a. Deste modo o primeiro sintoma observado será a queda de pêlo (alopecia). Estes fungos também possuem enzimas (lípases) capazes de agir sobre gorduras o que facilta sua penetração na pele.

A ação do fungo sobre a pele e pêlos desencadeia uma reação inflamatória. Microabscessos podem ser formados, alem de foliculite e furunculose. Entre os principais sintomas teremos: prurido intenso, alopecia (perda de pelo) circulares ou irregulares com formação de crostas e/ou escamas. A gravidade das lesões irá variar com o grau de imunidade do paciente, com a espécie envolvida e com a patogenicidade da cepa. Infecções secundárias bacterianas são freqüentes.


canino - daschund - filhote com lesões irregulares e ulceradas - foto:M.Baptista


canino - SRD - adulto - lesões circulares e secas por Microsporum canis


O diagnóstico definitivo somente poderá ser feito mediante raspado de pele e cultura. As amostras devem ser coletadas das bordas das lesões e devem incluir pelos e crostas e encaminhada ao laboratório embrulhada em papel limpo e seco.

Se o seu animal apresentar coceira e queda de pêlos procure imediatamente um veterinário. Dermatofitoses são difíceis de serem tratadas, requerem tempo e dedicação do proprietário mas tem cura!!! Quanto mais rápido for feito o diagnóstico mais eficaz será o tratamento.

Nunca medique seu cão sem o conhecimento do seu veterinário !!!

Um comentário: