.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

CÃES IDOSOS

Você esta preparado para encarar a velhice de seu animalzinho?

Assim como as pessoas, cães e gatos, ao envelhecerem necessitam de cuidados especiais.


Filhotinhos são sempre encantadores e em geral saudáveis, mas eles crescem e envelhecem...


Com cerca de 2 anos de idade, gatos e cães já são considerados adultos.
Dependendo da raça um animal com 8-9 anos já pode ser considerado idoso. Raças de grande porte, em geral envelhecem mais rapido que àquelas de pequeno porte.

Apesar de as raças gigantes terem uma esperança média de vida de aproximadamente 10 anos, raças pequenas podem viver 20 anos ou mais e se o seu animal for examinado regularmente, muitos problemas podem ser evitados antes de se tornarem realmente sérios.

A idade não é motivo para não tratar o seu animal, porque se ele for mantido saudável, terá uma melhor qualidade de vida.

Um ponto muito importante é a alimentação. Hoje em dia, já existem no mercado rações especificas para animais idosos. Uma alimentação equilibrada e adequada ajuda a melhorar a qualidade e aumentar a expectativa de vida de seu animal.  Animais obesos e sedentários são mais predispostos a problemas de saúde.
Se os seu animal começar a ganhar peso ou perder peso um veterinário deve ser imediatamente consultado.
Cães e gatos idosos tem maior dificuldade de digestão e absorção de alimentos e como o olfato é reduzido algumas vezes o animal passa a não sentir tanta vontade de se alimentar.  Por isso, o acompanhamento veterinario nesta fase da vida é tão importante. Exames periódicos e um acompanhamento veterinário sério vai ajudar a definir qual o alimento mais adequado.

Um acompanhamento veterinário mais rigoroso também é esssencial. Junto com a idade, algumas doenças podem surgir. As mais comuns são:
- catarata
- artrites e artroses
- problemas cardiacos (insuficiencia cardiaca, sopros)
- tumores
- etc ..

Nos próximos posts, vou tentar falar um pouquinho de cada um destes problemas.

Nunca abandone um animal simplesmente porque ele envelheceu e não consegue mais brincar. Assim como as pessoas eles precisam de carinho e conforto e esperam receber isso daqueles que eles amaram a vida toda... seus donos!

Um comentário:

  1. Aiiiiii ... esses dogs são especiais mesmo idosos, amei a matéria. Bibizinho vai ter uma velhice de muita paz e tranquilidade. bjss

    ResponderExcluir