O envelhecimento é um processo biológico complexo e multifatorial que resulta na redução progressiva da capacidade de manutenção da homeostasia sob estresses fisiológicos (internos) e ambientais (externos). Vários fatores influenciam no processo de envelhecimento de um cão:
1- Fatores Genéticos
-Raças de pequeno porte envelhecem mais lentamente do que raças de grande porte.
-Cães sem raça definida, em geral, envelhecem mais lentamente do que cães de raça pura.
Cães pequenos e médios tornam-se maduros a partir dos sete a oito anos de idade e vivem 13 a 20 anos. Os animais de porte grande e gigante atingem a maturidade precocemente, a partir de cinco a seis anos de idade, e possuem uma expectativa de vida menor, de aproximadamente 10 anos
2- Fatores Nutricionais
O tipo de alimento fornecido ao seu animal irá aumentar ou diminuir o processo de envelhecimento.
- Cães que ingerem grande quantidade de gordura envelhecem mais rápido
- Dietas pobres em fibras também favorecem o envelhecimento
- Cães obesos são mais susceptíveis ao envelhecimento precoce quando comparados com animais com escore corporal adequado a sua raça e idade.
Um cão é considerado obeso quando há excesso de tecido adiposo (gordura corporal) em relação a massa corporal magra (pele, ossos, músculos e órgãos). Cães obesos (especialmente os idosos) tem um maior tendência a desenvolverem doenças músculo-esqueléticas (osteoartrite, displasia, hérnia de disco, etc), doenças cardiovasculares (valvulopatias, cardiomiopatia dilatada, hipertensão), doenças endócrinas e metabólicas (diabetes, hiperglicemia, hiperlipidemia) e doenças renais (insuficiência renal, cálculos vesicais).
A obesidade também compromete o status imunitário, predispondo os animais senis a doenças infecciosas diversas. Animais obesos envelhecem precocemente, pois o mecanismo de defesa antioxidante apresenta-se prejudicado por alterações morfológicas e funcionais induzidas por hiperglicemia e hiperinsulinemia prolongada. A obesidade é portanto uma condição de detrimento a saúde e a qualidade de vida de seu animal de estimação!
3- Fatores Ambientais
- Animais de rua vivem menos que animais criados dentro de casa
- animais que vivem em sítios e fazendas (zona rural) em geral vivem mais que os que moram nos grandes centros urbanos
- Animais castrados tem uma maior expectativa de vida que àqueles não castrados.
A castração traz inúmeros benefícios porém aumenta o risco de obesidade porque desacelera o metabolismo como resultado da redução dos níveis de hormônios estrogênicos e androgênicos. O estresse durante o cio e/ou na tentativa de cópula pelo macho também pode levar à perda de peso. Entretanto uma dieta equilibrada e exercícios irão manter o seu animal (mesmo castrado) dentro da faixa de peso ideal. Cabe ao proprietário seguir a orientação de seu veterinário e fornecer o aporte necessário para que seu animal tenho uma vida saudável!e
Nenhum comentário:
Postar um comentário