.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

terça-feira, 18 de maio de 2010

DÁLMATAS - PELAGENS E CORES

Os dálmatas devem apresentar pêlos curtos, duros, lisos e brilhantes. Não basta o animal possuir pintas, elas necessitam ser perfeitas para destacar a elegância do cão. Segundo a Federação Cinológica Internacional (FCI), as pintas devem possuir formato arredondado, bem definidas, de coloração preto ou fígado (marrom escuro vulgarmente conhecida como chocolate), sobre branco puro, sendo que devem ser menores nas extremidades (cabeça, membros e cauda). Os chamados cachos de uva (aglomerados de pintas) e os 'patchs' são indesejáveis

Foto- Ohanna (pelagem fígado) e Odara (pelagem preta)- irmãs de ninhada

Os cães de pelagem preta podem ser homozigotos (BB) ou heterozigotos (Bb). Os cães de pelagem fígados são recessivos e homozigotos (bb). Deste modo um filhote figado pode ser filho de outro figado com preto ou mesmo de dois cães pretos heterozigotos.

Entretanto em meu estudo sobre a raça pude observar outros cores (todas recessivas), que apesar de não serem passíveis de registro e serem raras, podem ser ocasionalmente observadas.



- Pelagem tricolor


O dálmata tricolor apresenta pintas de cores fígado e preta ou laranja e preta misturadas.



- Pelagem azul


São animais com pelagem branca com pintas cinzas ("azuis"). Em geral as manchas destes animais tem tamanhos pequenos e são disformes.




Pelagem Tigrada ("brindle")


São dálmatas que apresentam tons de preto sobre a cor marrom nas pintas. A genética destes cães ainda não é bem compreendida.



- Pelagem laranja

São cães com pelagem branca e pintas num tom de laranja ou acastanhado. Aparentemente advem de uma diluição da cor fígado.



- Pelagem limão


Os dalmatas de pelagem limão apresentam pintas de cor amarelo-claro ou amarelo-mel. Também são oriundas da presença de um gene diluuidor. São cães de genética recessiva e mais propensos a doenças genéticas. Os olhos podem ser claros e até azuis. Problemas de surdez estão presentes com muita frequência.



Pelagem Longa



Algumas dalmatas apresentam um gene adicional que ocasiona pelagem longa. É um gene recessivo logo dois cães de pelagem normal podem vir a gerar um filhote de pelo longo em um ninhada onde a maioria dos filhotes apresente pelagem normal (curta). Apesar de serem puros estes cães não devem serr reproduzidos pois o padrão da raça não permite este tipo de pelagem.

53 comentários:

  1. com quantos meses comesa sair as pinta o meu dalmata ainda não saiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com quinze dias de idade as pintas já começam a ficar visíveis. Com 2 meses o cão já está todo pintadinho.

      Excluir
    2. boas, eu tenho um dalmata e ele está todo coberto de pintas pretas, e ele é de marca, e é muiot brincalhao, mas tambem é muito burro. :p

      Excluir
  2. As pintas começam a surgir com cerca de 15 dias. Aos 30 dias elas já estão bem visíveis. Aos 2 meses já se pode ter uma idéia de como o dalmata será depois de adulto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adotei um Dalmata hoje , ele é na cor fígado, pude perceber q ele é surdo ... Esse problema tem alguma melhora no futuro?

      Excluir
  3. TENHO 1 DÁLMATA COM PINTAS MARROM, COM 3 ANOS DE IDADE. MORO NA PEDRA DE GUARATIBA. linaconsult@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Lindos, todos eles, quase comprei um com pintas limão, só que quando fui ver o filhote, ele ja havia sido vendido. Agora estou só com meus 3 bebes em casa, o Heros, John e Serena. Meu novo dalmata vai ter que esperar!

    ResponderExcluir
  5. Tenho um dálmata que acabou de completar 2 meses. Ele já é bem pintado porém algumas pintas são acinzantadas ao redor e bem pretas no centro. A parte acinzentada vai escurecer e ficar preta como no centro da pinta?

    ResponderExcluir
  6. Nossa, não sabia dessa variedade de pelagens!! fantástico!! são lindos!!

    ResponderExcluir
  7. ola tenho uma dálmata ,os pais dela são puros ,porem na ninhada ela foi a única que saiu com os pelos longos...ela pode cruzar com um dálmata normal e os filhotes como vão ser ?

    ResponderExcluir
  8. Olá Patty
    Animais fora do padrão, como a sua cadela, não devem NUNCA cruzar pois há grande risco de nascerem filhotes com problemas. O ideal inclusive, seria que os pais dela também fosse retirados da reprodução.
    O meu conselho como veterinária, bióloga e criadora é que ela seja castrada, pois ela poderá ser uma otima companheira mas não deve reproduzir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi tenho uma dalmata com pintas pretas que cruzou com meu dalmata de pintas marrons, quero saber se todos vão nascer tricolor, ou pode nascer uns com pintas marrons e outros com pintas pretas?

      Excluir
    2. Waleska
      A sua cadela com pintas pretas pode ser BB ou Bb ou seja ela pode ser homozigota ou heterozigota. O seu macho, por ser fígado sempre será homozigoto recessivo (bb). Vamos relembrar as aulas de genética básica: se um dois cães homozigotos de cores diferentes (BB x bb) cruzarem o resultado serão filhotes heterozigotos (Bb) e portanto todos terão pelagem preta.
      Entretanto se cruzarmos um heterozigoto (preto) com um homozigoto recessivo (fígado) teremos 50% de chances de termos filhotes de pelagem preta (Bb) e 50% de chance de termos filhotes de pelagem fígado (bb)
      Retornando a sua pergunta os filhotes ou serão fígado ou serão pretos.
      Cães tricolores, de pelo longo, laranja, etc são anomalias que fogem do padrão da raça e nunca devem reproduzir.
      Se algum filhote nascer com pelagem tricolor significa que os pais não devem NUNCA voltar a reproduzir e todos os filhotes desta ninhada também deverão ser castrados. Por isso nunca aconselhamos o cruzamento de cães sem pedigree cuja a linha de sangue não seja conhecida.

      Excluir
  9. Estou procurando um Dalmata pra minha família em especial pra ser companheiro do meu filho de 6 anos, como é o temperamento deles? Aconselhável?

    ResponderExcluir
  10. Estamos com muita vontade de comprar um Dalmata pra família, porém minha vontade é que ele seja companheiro do meu filho de 6 anos... Como é o temleramento do Dalmata com crianças? É aconselhável? Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dálmatas são cães que normalmente são muito pacientes e protetores com crianças, especialmente quando criados juntos. Filhotes muito novinhos são entretanto delicados e será preciso supervisionar as brincadeiras para evitar acidentes.
      São cães alegres, levados quando filhotes e excelentes companheiros depois de adultos. Mesmo quando mais velhos sempre estão dispostos a acompanhar seus donos em uma longa caminhada.
      Se quiser me ligue ou mande um email que prometo tentar esclarecer todas as suas dúvidas, afinal adquirir um novo membro para fazer parte da familia deve ser algo pensado e planejado com cuidado.
      att
      Márcia

      Excluir
  11. Tenho uma Dálmata, com 8 meses. Penso em cruza-la, mas tenho medo, pois não sei a origem (DNA) dela. Sei que seus pais eram brancos com pintas pretas, e todos os filhotes foram brancos com pintas pretas. Ela foi a última a nascer, e veio um pouco menor que seus irmãos... Isso é um problema? Tenho um monte de perguntas, como:
    - Com qual idade devo cruza-la, após quantos cios?
    - Como escolher o "marido"?
    - Tem algum exame para eu saber se ela é homozigota ou heterozigota?
    Aguardo contato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vamos por partes. Se sua cadela possuir registro de pedigree é possível saber quem são os pais, avós, bisavós etc e com base na sua "arvore genealógica" avaliar se vale a pena cruza-la e escolher um bom "marido" para ela.
      Se ela não tem pedigree não cruze - ao contrário do q muita gente acredite a castração ainda jovem é super benéfica para cadela, reduzindo em mais de 90% as chances de câncer de mama e de útero na velhice.
      Se ela tiver registro, não possuir nenhuma doença hereditária e estiver dentro do padrão da raça dai poderá pensar em cruza-la após 2 anos de idade, respeitando um intervalo de no mínimo 1 ano entre o primeiro e o segundo parto.
      O cruzamento de cães só pelo prazer de ter bebezinhos dentro de casa é algo que não deve NUNCA ocorrer. Cães não são brinquedos, precisam de muitos cuidados, filhotes trazem muitas despesas e requerem muita atenção. Além disso ao reproduzir um cão só por prazer corre-se o risco de perpetuar doenças e problemas genéticos. No caso do dálmata problemas renais e surdez são os problemas mais frequentes e muitos cães são abandonados pois seus tutores não querem um cão "doente".

      Excluir
  12. Comprei uma dalmata e metade do corpo dela é completamente preto. Queria saber se os dalmatas puros são apenas os com a pelagem é branca com as pintas? A minha tem apenas pintas no focinho e nas patas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dálmata deve ter SEMPRE pelagem branca e as pintas poderão ser pretas ou marrons (fígado). Mas nunca haverá pintas de ambas as cores em um mesmo indivíduo.

      Excluir
  13. oi, meu nome eh Hudson tenho uma dálmata de 3 meses que se chama Paniquete,
    ela eh branca com manchas pretas padrão da raça e eu gostaria de saber se eu comprar um macho figado e cruzar com ela os filhotes nascem tricolor ?
    e se os tricolores são um padrão fora da raça ...
    obg adoro o site de vocês...
    HUDSON MACIEL DE PAULA ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em cães puros de linhagem conhecida e selecionada dificilmente ocorrerá o nascimento de filhotes tricolores.
      Cães tricolores não são aceitos pelo padrão e deve ser castrados para que não corram o risco de reproduzir.

      Excluir
  14. Boa tarde!

    Gostaria de saber se tem como determinar se um dálmata é heterozigoto ou homozigoto pela sua pelagem (manchas). Eu acho lindos dálmatas com manchas bem mais espalhadas pelo corpo e para ele ser assim quando adulto tem que ser bem mais branquinho e sem manchas quando bebê. Mas além disso, seria possível determinar o genótipo do cão fazendo o cruzamento-teste pelos genótipos dos pais (para a característica das manchas)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o fígado sempre será homozigoto recessivo
      o preto vc terá que avaliar quem são os progenitores - se ambos forem pretos apenas a análise da progênie (gerações seguintes) poderá indicar seu genótipo.
      Com relação ao padrão das pintas tem um pouco sobre o tema na postagem sobre genética de pelagens de chineses.
      Prometo escrever depois um citando apenas os genes envolvidos na pelagem dos dálmatas.
      :)

      Excluir
  15. Boa Tarde,
    Gostaria de tirar uma dúvida...
    Quanto aos olhos azuis no dalmata que podem provocar cegueira ou surdez, por ser uma falha na pigmentação, é verdade que isso só procede quando há olhos azuis nos pretos, quanto aos fígados não é caracterizado um problema genetico quando há olhos azuis?Ou em ambos pode causar algum tipo de doença?
    Um dalmata fígado com olhos verdes é comum?Saudável?Ou tambem é um fator que pode provocar tais doenças...É possivel poder cruzar um dalmata fígado de olho verde, sem correr risco de propagar problemas geneticos nos filhhotes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O olho azul é indesejado tanto no preto quanto no fígado e NUNCA deve ser reproduzido.
      Nos cães de pelagem preta os olhos devem ser escuros (castanhos) e no de pelagem fígado os olhos devem ser amarelados (cor de ambar).
      Olhos esverdeados podem ocorrer nos fígados quando filhotes mas devem trocar de cor antes de completar 4 meses de idade. Se a cor verde persistir num cão adulto este animal deve ser retirado da reprodução pois pode estar relacionado a doenças hereditárias.

      Excluir
  16. Olá, ouvi falar que o dálmata com pintas pretas são maiores em estatura que os dálmatas com pintas marrons. Isto é verdade?

    ResponderExcluir
  17. Ola comprei um filhote de dalmata cor figado e ele tem olhos meio azuis, e o pai dele tem olhos verdes ele tbm vai ter? Isso vai ser um problema?ele tem que ficar de olhos de outra cor? Ele soluça muito dorme no sofa come 3x ao dia é normal soluçar tanto ? Obrigada e desculpa tantas perguntas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os cães de pelagem fígado nascem com os olhos azuis, quando desmamam tem olhos verdes e quando adultos tem olhos amarelo-ambar

      Excluir
  18. Oi Márcia, só corrigindo a descrição sobre o tricolor. Os dáls tricolores possuem manchas TAN, a mesma cor que cães black&tan possuem (doberman, rottweiler, entre outros). Assim, os dáls tricolores podem ser pretos e brancos com manchas TAN, ou fígados e brancos com manchas TAN. Tanto que são considerados tricolores, quando as manchas TAN são estão nas regiões do peito, no focinho, nas regiões distais dos membros e na região perianal. O gene TAN é específico e muito raro, e nada tem haver com o gen LEMON. Cães que nascem com essa coloração hoje em dia trazem uma genética bem antiga da raça. Hoje em dia não é aceito no padrão, mas até o começo desse século era uma coloração muito desejada na raça, pois consideravam a mais bela.

    ResponderExcluir
  19. o meu dalmata está quase todo coberto de pintas, mas está quase todo preto e tem umas pintas brancas na cabessa, patas, rabo e algumas no corpo na mais

    ResponderExcluir
  20. uma duvida, assim meu dalmata ta com 2 meses ao redor das pintas dele tem um pouco de cinza isso é normal?

    ResponderExcluir
  21. Minha dálmata teve filhotes, e dois deles nasceram sem rabo, existe algum registro de dálmata sem rabo? Os pais são puros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seus filhotes nasceram com má formação congênita. Pais e filhotes devem ser retirados da reprodução e castrados. Por sorte eles tiveram agenesia de uma parte do corpo não tão importante mas o risco de nascer numa próxima ninhada um cão sem por exemplo uma para ou um olho é alta. Pense nisto.

      Excluir
  22. Olá meu dalmatas tem 2 meses e ele está com poucas pintas? Isto é normal? Os pais são puros.

    ResponderExcluir
  23. Meu Dalmata é fêmea. Ela tem dois meses, as manchas são pretas mas estão clarinhas. Tem algum problema com ela??

    ResponderExcluir
  24. Olá tenho uma dálmata ela é cinza com pintas pretas e algumas brancas o pai dela é cinza com pintas pretas e algumas brancas a mãe dela é branca com pintas pretas e uma mancha ao redor do olho ela nasceu com a pelagem do pai cinza com pintas pretas e algumas brancas é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o pai não é dalmata e a mãe e patch e nunca deveria reproduzir. Os filhotes são portanto SRD (vira-latas) e podem nascer de qq cor.

      Excluir
    2. o pai não é dalmata e a mãe e patch e nunca deveria reproduzir. Os filhotes são portanto SRD (vira-latas) e podem nascer de qq cor.

      Excluir
  25. Olá ,tem um dálmata macho de 9 meses branco e preto, ele tem muitas pintas médias e redondas só que, algumas já estão pretas como a da cara é da orelha mas , a do corpo só estamos no coro e só dá pra ter uma noção quando ele está molhado. Elas vão escurecer ainda ou não ? Quão quanto s meses as pintas param de escurecer?

    ResponderExcluir
  26. Você informa que as pintas devem aparecer até os dois meses, mas li em um site especializado em Dálmatas, que elas podem aparecer até os seis meses. Qual informação procede?

    ResponderExcluir
  27. olá,tenho um filhote de dalmata tricolor; seus pais sao puros ,sua mae é branco e preta e seu pai figado ,meu filhote foi o unico a sair tricolor, escolhi ele pois achei mais bonito.mas ele pode ser considerado nao puro ou "vira-lata" por ser tricolor?

    ResponderExcluir
  28. olá,tenho um filhote de dalmata tricolor,sua mae é preto e branco e seu pai é figado,ele é o unico tricolor de uma ninhada de 11 ,escolhi ele por ser o mais bonito de todos.Mas ele pode ser considerado nao puro ou "vira-lata" por ser tricolor?

    ResponderExcluir
  29. Ganhei um dálmata , mas ele é praticamente preto , as pintas pretas ao envés de ser espalhadas ele tem uma mancha preta inteira q cobre quase todo o corpo dele . É normal?

    ResponderExcluir
  30. Olá comprei duas cadelas os pais são dálmatas comprados em Pet Shop não sei se são puros,que as minhas cachorras são totalmente diferente uma é branca com pintas pretas e a outra é praticamente preta com poucas pintas brancas e além do mais é surda,bem queria saber como faço para enviar uma foto dela pra vcs pois acho ela totalmente diferente dos demais irmãos tanto na cor no tamanho não que eu num a ame,pq eu amo minha cachorra é só uma dúvida mesmo já vi cachorro do jeito dela mudar a pelagem e ela nada rsrsrs. Por favor tire essa dúvida.

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde. Tenho uma dalmata tricolor, nome dela é Lolla, está com 4 anos. É bastante alegre e "bagunceira", que não foge à caracteristica da raça. Gosto muito dela, companheira e na minha opnião, muito bonita! Adoro esta raça. Parabéns por seu canil e seus dalmatas!

    ResponderExcluir
  32. Olá. Tenho duas dálmatas Rilla, 7 anos e Lolla, 4 anos. A Lolla é tricolor e este é o seu charme! São companheiras, alegres e "bagunceiras", que não foge ao padrão da raça. Parabéns por seu canil, seus dálmatas são muito bonitos, adoro esta raça, sou suspeita a falar! Abraços.

    ResponderExcluir