.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

segunda-feira, 26 de julho de 2010

CHOCOLATE - UM GRANDE VILÃO !!!!!


Muitas pessoas gostam de dar petiscos aos seus cães mas cuidado com o tipo de 'petisco' que vc pretende oferecer pois o seu 'agradinho' pode matá-lo!!!!

É isso mesmo. Chocolates são deliciosos, todo mundo gosta. E qual é o cão que vendo seu dono saborear com tanto prazer algo tão cheiroso não olha suplicante por um pedacinho de tal iguaria?

Para os seres humanos, várias pesquisas mostram váiras vantagens do consumo moderado do chocolate. Entretanto, nos cães o principal composto ativo do chocolate, denominado teobromina é tóxico e pode até levá-lo a morte.

A Teobromina, assim como a cafeina e a teofilina, são substância que pertencem ao grupo das xantinas e são estimulantes dos sistema nervoso central (SNC).  Além do chocolate, a teobromina também pode ser encontrada em outros alimentos como café e alguns chás (ex. chá mate).

fórmula da teobromina

Uma vez ingerida, o cão leva muito tempo para conseguir metaboliza-la e elimina-la e a teobromina vai se acumulando em seu organismo. A quantidade letal vai depender do tipo de chocolate ingerido e da sensibilidade individual do animal. Chocolate branco é menos nocivo. O chocolate meio amargo é o mais tóxico.

Como não existe um antidoto específico e a sensibilidade a droga varia muito de um indíviduo para outro a melhor opção sempre é NÃO DEIXAR SEU ANIMAL INGERIR CHOCOLATE! . Em caso de intoxicação ou suspeitas disto, deve-se procurar com urgência o veterinário mais próximo para que ele, avalie o quadro clínico do cão e assim, faça o diagnóstico.

Dependendo da quantidade comida realmente e do estado de saúde do cão, às vezes nenhum sinal é aparente e o cão será encontrado com uma falha cardíaca. Isto é provável de acontecer em cães mais velhos com problemas cardiacos. Os sinais habituais são :
- Excitação e nervosismo
- Vómitos e diarréia
- Polidpsisa (ingestão excessiva de água)
- Espasmo

Um comentário: