.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

terça-feira, 6 de julho de 2010

DEMODICOSES

A Demodicose, também conhecida como sarna demodécica, sarna folicular ou sarna negra, é uma dermatopatia parasitária inflamatória, caracterizada pela presença de uma superpopulação de ácaros Demodex canis. É um problema relativamente comum em cães de todas as raças.

O parasita é encontrado habitando folículos pilosos, glândulas sebáceas e sudoríparas apócrinas, freqüentemente produzindo furunculose e infecção bacteriana secundária. O aumento da população do 
ácaro pode ser por um distúrbio genético ou do sistema imune, em outras palavras existe uma presisposição genética para a patologia.
 
Demodex sp

A doença se apresenta de duas formas: demodicose localizada (mais branda) e demodicose generalizada (forma grave e agressiva).

A Demodicose generalizada, tem sintomatologia um pouco variável o que torna fácil confundi-la com diversas outras causas de dermatites se o diagnósitoco não for feito de maneira adequada.
Entre os sinais clinicos mais significativos tem-se eritema, descamação, pápulas, prurido de intensidade variável, alopecia mutifocal , hiperpigmentação, seborréia, etc. Infecçções secundárias por fungos e bactérias são muito frequentes pois a pele lesionada torna-se uma porta de entrada para todos os tipos de micrororganismo. Deste modo, pústulas, bolhas, edema e fístulas podem ser também observadas.

A Demodicose pode ocorrer em qualquer fase da vida mas geralmente surge ainda na juventude (entre 4-6 meses de idade).

Se for instituido um tratamento adequado o prognóstico é bom mas o animal se torna portador para o resto da vida.  Se não tratadas as lesãos podem ulcerar e as infecções secundárias se agravarem podendo inclusive levar o animal a óbito.

Nos casos mais graves observa-se edema de patas, presença de exsudato purulento, linfadenomegalia, flebite, febre, prostação e anorexia.

Em todos os casos, especialmente em fêmeas, a castração é essencial para evitar recidivas da doença.

Segundo alguns autores, moléstias como hipotireoidismo, diabetes mellitus, hiperadrenocorticismo endógeno ou iatrogênico e terapia com imunossupressivos são fatores predisponentes a doença.



Nenhum comentário:

Postar um comentário