.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

sábado, 10 de julho de 2010

ERLICHIOSE CANINA

A erlichiose canina é uma doença grave, ocasionada por um microrganismo denominado Ehrlichia canis  e que, muitas vezes, pode levar o animal a óbito! A doença se apresenta nas formas cutânea, septicêmica e nervosa. As Ehrlichias são organismos parasitas obrigatórios e precisam das células do hospedeiro para se desenvolver. Atacam às células de defesa do organismo (leucócitos) e plaquetas.

Mórulas de Ehrlichia no interior de uma celula sanguinea (monócito)


A cão se contamina através de um carrapato, o Rhipicephalus sanguineus, conhecido vulgarmente como carrapato vermelho do cão.  A partir de um animal doente: o carrapato parasita o cão infectado e acaba por se contaminar. Junto com o sangue vem a Ehrlichia que passa a se alojar dentro do carrapato. Lá ela se desenvolve e quando o carrapato vai sugar novamente o sangue que poderá ser de outro cão (ou até do mesmo) ele joga para dentro da corrente sanguínea novas Ehrlichias junto com sua "saliva anticoagulante". Sendo assim, um cão contaminado pode disseminar a doença para  vários cães da redondeza.
carrapato do cão - Riphicephalus sanguineus


Os sinais clínicos podem aparecer de 1 a 3 semanas após a infecção, mas inicialmente são geralmente brandos e não chamam a atenção do proprietário.  Na maioria das vezes, se o animal não tiver uma carga significativa de carrapatos, o estado geral de "tristeza" parece uma fase na vida do animal e como é autolimitante (se resolve sozinha) o proprietário muitas vezes não desconfia do que está por vir.  Se o sistema imune do animal for eficiente, teremos uma forma crônica assintomática,

A fase subclínica pode levar de semanas a meses. Como a doença não tem sintomas aparentes, o animal parece estar bem de saúde e a doença continua a se desenvolver sem chamar a atenção (silenciosamente).

Quando surgem os sintomas, o animal já foi tratado para a infecção de carrapatos, estando estes ausentes a algum tempo o que faz com que proprietários e veterinários, por vezes não desconfie, de imediato, da causa do problema.
Esta é a fase onde se encontra a maior expressão de sinais e sintomas: febre, depressão, perda de peso, anemia, abdômen sensível, aumento do baço, fígado e linfonodos (mas não muito evidente), hemorragias petequiais na parede abdominal e nas mucosas (vaginal, peniana, conjuntiva ocular) também podem aparecer, edema de membros e infecções secundárias. Como as Ehrlichias atacam as células de defesa do organismo, o cão fica também susceptível às infecções oportunistas (microrganismos que aproveitam que o animal está debilitado para se instalar).
 
A saúde de seu animal depende de você. Não negligencie o bem estar de seu "filhote". Utilize periodicamente medicamentos preventivos contra pulgas e carrapatos. E nunca esqueça de consultar sempre o seu veterinário!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário