.

.
Dálmatas e Chinese Crested Dog

sexta-feira, 23 de julho de 2010

SURDEZ CANINA





Os cães quando nascem são naturalmente surdos. A audição surge por volta dos 21 dias.

A surdez é a falta parcial ou total de audição. Pode ocorrer em um ou em ambos os ouvidos. Cães da raça dálmata tem uma predisposição racial para surdez do tipo congênita. Um controle rigoroso deve ser feito pelos criadores para evitar, portanto, que a doença se perpetue.

Entretanto várias podem ser as causas de surdez em cães. Vários parâmetros podem ser utilizados para classificar a patologia. O mais utilizado pelos criadores separa em dois grupos: surdez congênita / hereditária e surdez adquirida. Apenas o primeiro tipo pode ser evitado com uma boa seleção genética. Daí a importância na escolha dos cães que serão usados para reprodução e do motivo pelo qual só se deve comprar cães com pedigree (com linhagem conhecida) e de criadores idôneos.

Entre as diferentes causas de surdez vale citar: tumores (neoplasias), otites externas e/ou médias, hipotireodismo, mal-formações congênitas relativas ao ouvido externo e/ou ouvido médio, traumatismos, meningite, etc.

A surdez congênita unilateral é muito mais frequente que a bilateral. Além disso, esta comprovado cientificamente que animais que apresentam um ou dois olhos azuis são muito mais predispostos a surdez (esta observação vale para cães e gatos).

Dentre as causas metabólicas ou endócrinas a mais frequente esta relacionada ao hipotireoidismo. Segundo relatos bibliográficos, 50% dos cães com a patologia apresentam surdez de percepção, parcial e bilateral..

Entretanto é muito importante ressaltar que um  cão, mesmo surdo, é capaz de aprender comandos e de amar! Talvez ele necessite de um pouco mais de tempo e de paciência para ser adestrado mas isso não o impede de aprender e de ter um vida praticamente normal. Um cão surdo deve ser castrado para não se reproduzir mas NUNCA deve ser abandonado ou sacrificado! Eles são capazes de amar seus donos como qualquer outro cachorro e merecem SEMPRE muito carinho e atenção.

Se o seu cão sacode a cabeça com frequência ou não responde a estimulos auditivos procure um veterinário. Muitas vezes a surdez pode ser evitada se o problema primário for tratado corretamente e precocemente.

QUEM AMA CUIDA !

5 comentários:

  1. Elise
    cães surdos são muito mais comuns do que as pessoas imaginam. Muita gente maltrata achando que o cão é 'burro' - quando na verdade ele apenas não escuta os comandos.
    conheço alguns cães surdos - são muito inteligentes, um deles inclusive faz agility e forma treinados com comandos por sinais.

    ResponderExcluir
  2. Interessante o artigo sobre a surdez canina.

    ResponderExcluir
  3. Se voces souberem de alguem ou tiverem algum filhote com o olho azul, e surdo por favor me mandem um email porque estou a anos procurando por um exatamente assim : e.almeida@live.co.uk
    Apesar do que, acho um ABSURDO serem sacrificados porque nao ouvem , sao cheios de saude e estao prontos pra serem amados do mesmo jeito. (L)


    Obrigada desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A prática do sacrificio de filhotes acredito que seja algo que não seja feita por criadores sérios. Contudo é um filhote q deverá ser castrado. Um filhote surdo precisa de um pouco mais de trabalho para ser adestrado mas tirando isso não apresenta problema algum.
      Vc me deixou curiosa - por que o desejo de adotar um cão surdo?

      Excluir